Se por acaso você tem trauma com a sala de musculação, acha chato fazer os exercícios ou simplesmente não curte aparelhos, anilhas e halteres, saiba que existem várias alternativas de modalidades que podem ajudá-lo com resultados bem similares aos treinos realizados no salão.
Supondo que você procura treinos dinâmicos que trazem resultados como estabilidade, definição, flexibilidade, e coordenação, temos algumas sugestões que podem ajudá-lo a escolher sua próxima atividade preferida:
Treinamento Suspenso (TRX Training)
Uma alternativa muito utilizada para trabalhar seus músculos de maneira profunda e adequada é o TRX.
Ele foi inventado por um ex-comandante da marinha americana, que precisava manter os “marines” em forma com pouco espaço e poucos equipamentos.
Utilizando a angulação como principal ferramenta para variar a intensidade/peso dos exercícios, o TRX pode ser inserido no seu treinamento através da aula coletiva que tem como duração entre 45 e 60 minutos.
Se você gostou da ideia, também existe a possibilidade de pedir para que o professor de musculação insira no seu treino mais exercícios que utilizam o TRX em vez de barras e equipamentos.
GAP
As aulas de GAP vão dar ênfase em 3 grupos musculares: Gluteos, Abdômem e Pernas. Por conta do foco no fortalecimento de membros inferiores, as aulas ajudam a modelar e definir aquela região. Os exercícios utilizam o peso do próprio corpo e alguns acessórios como caneleiras para variar a intensidade do treinamento.
Funcional
Completo e versátil, o funcional é uma boa opção para trabalhar o corpo como um todo, utilizando apenas acessórios. As aulas são dinâmicas e os exercícios são baseados em movimentos básicos que já realizamos no nosso cotidiano.
O treinamento funcional foca bastante na mobilidade do seu corpo, e por conta disso melhora sua performance em quaisquer outros esportes que você possa praticar: futebol, basquete, corrida etc.
Pilates
Fortalecimento, postura e equilíbrio. A eficácia do pilates está na reeducação do movimento através de exercícios que respeitam os princípios básicos da anatomia humana.
Por conta do trabalho intenso do core (região abdominal, pélvica e lombar) a prática constante do pilates traz resultados visíveis no seu corpo, definição muscular e alinhamento postural.
Para finalizar,
A vantagem de poder testar diferentes modalidades é que fica mais fácil de achar uma atividade que você realmente gosta e se identifique. Faça o teste até achar a alternativa que melhor se enquadra no seu caso, para os seus objetivos, e depois nos conte qual funcionou melhor para você.
Bons treinos!