Desde o princípio da nossa história, a humanidade enfrenta constantemente grandes surtos de doenças altamente contagiosas, como, a peste negra, a gripe espanhola e a que mais atualmente vem atormentando o nosso planeta, a Covid-19 provocada pelo corona vírus. Além disso, temos as várias doenças causadas por maus hábitos, e até mesmo, doenças que passam de pais para filhos.
Um assunto que vem sendo muito discutido, devido a esses surtos mundiais de doenças contagiosas e o grande aumento de doenças como, o câncer, diabetes e colesterol alto, é a nossa imunidade contra essas doenças, existe uma forma de sermos mais imunes contra elas?
A resposta é, sim! Podemos nos tornas mais imunes, sem uso de remédios ou qualquer coisa do tipo. Manter uma constante e saudável rotina de treinamentos, com certeza irá aumentar sua imunidade contra qualquer tipo de doença.
Como aumentar a imunidade? Veja como realmente funciona
Todo tipo de exercício físico, vai gerar uma alteração no nosso corpo, se você pensa que essa alteração é apenas na aparência física, está enganado. A alteração física de nossa composição corporal, chega a ser minúscula, perto dos benefícios internos que temos no nosso corpo, quando aderimos a uma rotina saudável.
O exercício físico gera pequenas “inflamações” no nosso corpo, assim, o nosso sistema de defesa, ao perceber que nosso corpo está “inflamado”, é ativado, para recuperá-lo continuadamente. Isso faz com que nosso corpo fortaleça esse sistema cada vez mais, quanto mais tempo de treino, mais defesa o nosso corpo terá.
É muito normal ficar um pouco dolorido nos primeiros dias de exercício, ao longo dos treinos, já é perceptível que, as dores não incomodam tanto e às vezes, nem são sentidas. Isso não quer dizer que o treino foi fraco, quer dizer que, o seu corpo está se recuperando bem e mais rápido.
Relação entre exercício e Covid-19
Vamos falar um pouco do contexto mais atual, Covid-19. Devemos lembrar que, o exercício físico não vai fazer com que nunca mais fiquemos doentes, porém, é importante frisar que, caso sejamos infectados, as consequências dessa doença serão bem menores ou até mesmo, nem serão sentidas.
As pessoas que levam um estilo de vida sedentário, com alto índice de gordura e baixa condição cardiorrespiratória, são vítimas muito fáceis para esse tipo de doença, que afeta diretamente nosso sistema respiratório. As pessoas ativas podem sim, desenvolver um caso mais grave da doença, mas, as chances de isso ocorrer, são muito pequenas, justamente por ter uma imunidade e uma resistência respiratória bem melhor do que as pessoas que não praticam exercícios.
Quais doenças posso evitar com o exercício físico?
Hoje, estudos já comprovam que, o exercício diminui drasticamente o risco de doenças cardiorrespiratórias, AVC e até mesmo o câncer. Nosso coração também é um músculo, do mesmo jeito que nosso quadríceps fica fraco, se formos sedentários e não o treinar, o nosso músculo do coração também enfraquece se não nos exercitarmos. Pois, nosso corpo foi feito para se adaptar a tudo, se vivemos uma vida sedentária, nosso coração irá se adaptar a ser sedentário.
O exercício físico é de extrema importância para o combate ao acidente vascular cerebral. Existem alguns fatores de risco, para que o AVC possa ocorrer, alguns deles são, o tabagismo, vida sedentária, doenças cardíacas, diabetes, colesterol alto e até mesmo um nível de estresse muito grande. Como todos nós já sabemos hoje em dia, o exercício combate todos esses fatores de risco, consequentemente, previne que o indivíduo tenha um AVC.
Existem casos de pessoas, que são acometidas por um câncer devido a sua genética. O risco dessa pessoa desenvolver o câncer, é muito maior, do que o de pessoas que não tem esse problema hereditário. O exercício não vai zerar as chances desse indivíduo obter a doença, porém, irá diminuir os riscos e caso o indivíduo venha a ter câncer, similarmente ao CoVid-19, pode ser um câncer com maiores possibilidades de cura, devido ao estilo de vida saudável. Já as pessoas que não possuem esse problema que vem de família, desenvolver um câncer se torna muito mais difícil.
É importante que cuidemos do nosso corpo, o exercício realmente é mais do que criar um corpo bonito, é cuidar e zelar pela sua vida.
O quanto eu preciso treinar para melhorar minha saúde?
Não é preciso estar o dia inteiro, por várias horas seguidas na academia para aumentar sua imunidade contra doenças, muitas pessoas possuem suas rotinas cheias de atividades profissionais e pessoais e não podem gastar esse tempo todo na academia. Então, a OMS padronizou o tempo mínimo de exercício que devemos praticar para melhorar nossa saúde e ter uma melhor qualidade de vida.
A Organização Mundial da Saúde, já recomenda no mínimo 150 minutos semanais de exercício físico, para uma melhora na nossa saúde. A divisão desse tempo vai depender de pessoa para pessoa, podendo ser, 3 vezes na semana, 50 minutos de exercício físico, ou 5 vezes na semana, 30 minutos praticando exercício físico. Para os padrões de vida atuais, 30 minutos diários de exercício, é algo extremamente viável. Comece aos poucos, isso já vai trazer uma diferença enorme na sua vida.
Treine sempre com um acompanhamento profissional
Apesar de todos esses benefícios que o exercício nos traz, temos que tomar alguns cuidados, todo remédio na dose errada, se torna veneno.
Do mesmo jeito que um remédio em excesso, no lugar de melhorar, pode causar uma overdose. O exercício em excesso, não irá melhorar nossa imunidade, muito pelo contrário, iremos nos tornar mais frágeis e nossa imunidade irá cair. Por isso, é de grande e extrema importância, que sejamos acompanhados por profissionais adequados, que irão prescrever o treinamento na dose certa para cada indivíduo.
Saia um pouco do sofá e venha aumentar sua expectativa de vida conosco!